O orçamento na hora de comprar ou alugar

30/03/2020

A lógica pregada por economistas é nunca deixar uma dívida ultrapassar 30% da sua renda familiar. O mesmo deve acontecer com sua despesa com moradia, excluindo contas domésticas como energia elétrica e gás. Ao tentar a locação este ponto será analisado junto à imobiliária e/ou empresa que fará a fianças  do imóvel, medindo sua capacidade financeira de arcar com esta despesa.

Você deve entender tudo que irá compor este gasto mensal, pois ele não é somente o valor do aluguel. Veja abaixo o que é comum na composição destas despesa mensal a locação.

+Aluguel

Geralmente é a maior quantia relacionada a esta despesa e mesmo que o valor tenha sido aprovado pela imobiliária,  se você basear  o cálculo apenas nele, no fim do mês pode ter um susto. O valor do aluguel de apartamentos no mesmo prédio poderá variar conforme o andar, número de dormitórios e posição no prédio.

+Condomínio

Específico para os casos de apartamentos, flats e casas em condomínio, esta taxa não costuma ser a maior, mas certamente não pode ser deixada de lado no cálculo. Teoricamente, quanto maior e melhor a infraestrutura do condomínio, maior será o valor da taxa. No caso do flat, este valor poderá ser muito maior que o aluguel devido a quantidade de serviços.

+IPTU

O proprietário do imóvel pode definir se o pagamento do IPTU será realizado por ele, pelo seu inquilino (você) ou se cada um pagará uma parte dele. Isto será documentado em contrato e cobrado juntamente com as demais despesas e deverá vir no mesmo boleto/fatura de pagamento ou na forma combinada, também contrato para o pagamento da mesma.Conheça os tipos de garantias de locação

 

Caução

É uma garantia de locação feita em dinheiro pelo locatário, em geral equivale a 3 (três) meses de aluguel e deverá ser depositada em caderneta de poupança e restituída ao locatário ao término do contrato de locação, acrescida de juros e correção do período. 

Fiança

É uma garantia contratual, prestada por um terceiro, uma pessoa física indicada pelo locatário que irá se responsabilizar pelo cumprimento das obrigações assumidas.

 

Seguro-fiança

Contratado pelo locatário junto a uma companhia seguradora, o seguro fiança garante ao locador o pagamento do valor em caso de inadimplência. Indicada para quando o locador não consegue um fiador ou a imobiliária/proprietário aceitam caução.